Aula 10 - 19 Novembro 2014
*Terminar exercicio de instalações sanitárias
-criação de uma PLINE para delimitar onde se quer inserir o pavimento. comando PLINE - selecionar todos os pontos incluindo o arco da porta (arco=selecionar ponto 1 - selecionar midpoint do arco) - ENTER
-comando REC - aleatoriamente criar rectangulo ao lado da casa de banho
-comando HATCH - selecionar ponto no rectangulo criado - inserir textura AR-CONC para realizar um chão em betão - mudar escala para 0.005 por ser mais apropriado. Auxilio para o promenor, e o uso de diferentes texturas
-comando VPOINT - x=315º | y=35º
-comando BOUNDARY - polyline - pick points - selecionar ponto nas duas paredes para criar as polyline - ENTER
-comando EXTRUDE - selecionar as duas paredes no seu limite - ENTER - altura 2.7 - ENTER
-comando SHADEMODE - x - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão superior da porta - ENTER - comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura -0.6 - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão superior da janela - ENTER - comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura -0.3 - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão inferior da janela - ENTER - comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura 1.4 - ENTER
:: Trabalho de Linetypes e aprendizagem de alteração de estilos de layers e linhas
1. Inserir várias linhas que formam quadrados concêntricos utilizando OFFSET
2. comando LINETYPE - LOAD os tipos de linha que queremos
3. selecionar segemnto que se quer alterar - PROPERTIES - alterar tipo de linha
Aula 9 - 10 Novembro 2014
*Apredizagem de comandos base no Autocad de auxilio ao trabalho em promenor
:Utilização de novos comandos
-comando ZOOM - ext - diminui todo o zoom para se conseguir ver toda a área de trabalho
-comando ZOOM - selecionar com o cursor uma certa área para trabalhar em promenor (zoom)
-comando XLINE - selecionar ponto de inicio da xline - definir angulo para criar uma xline diagonal
-aprofundamento dos comandos OSNAP e OBJECT SNAP TRACKING, ligando e desligando estes quando necessário na realização do promenor
-comando ARC - selecionar ponto inicial do arco - selecionar ponto central do arco - selecionar o ultimo ponto do arco através da curva gerada pela linha a ser feita - ENTER
-utilização do comando OSNAP - ligar o modo tangente - utilizar o simbolo verde de tangete para desenhar linhas tangentes a estes arcos criados
-comando HATCH para definir um certa área com um certo padrão, tendo em atençãoa escala que se está a ser trabalhadas
-comando OPTIONS para alterar a cor do cursor de maneira a ver-se tanto no branco como no preto
::Continuação de utilização de comandos antigos
-comando LINE
-comando XLINE - hor|ver
-comando POINT - marcar pontos de auxilia
-comando LA-LAYER - criar várias layers de várias cores para auxilio do desenho
-comando EXTRUDE - prolongar uma linha até ao comprimento exacto que se quer
-comando OSNAP - utilizar perpendicular/midpoint/quadrant/endpoint/....
-comando TRIM - cortar pedaço de linha que tenha sido feito a mais
*Construção do exercicio das Instalações sanitárias
::Construção das paredes, introdução de ficheiros
-comando XLINE - ver - (0,0) e comando XLINE - hor - (0,0) para passar duas linhas pelos eixos
-Criar 4 layers com LA-LAYER - paredes/peças sanitárias/vãos/linhas auxiliares
-comando OFFSET - mover o eixo horizontal 3 unidades para cima e o eixo vertical 2 unidades para a direita
-estando agora na layer das paredes, comando BOUNDARY -polyline - pick points - selecionar ponto aleatório no contorno das paredes
-comando OFSSET - espaçamento 0.15 - selecionar a polyline criada no passo anterior - selecionar ponto no interior do desenho
-comando OFFSET - espaçamento 0.25 - selecionar xline mais à direita - selecionar ponto aleatorio no lado esquerdo - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 0.80 - selecionar xline criada no passo anterior - seelcionar ponto aleatório à esquerda
-comando COPY - selecionar o eixo vertical mais à esquerda - selecionar o basepoint do movimento (0,0) - selecionar o MIDpoint de uma das horizontais da casa de banho - ENTER para criar o eixo central do desenho
- comando OFFSET - espaçamento 0.5 - selecionar o eixo central criado - mover para ponto aleatório à direita e outro para a esquerda para criar uma janela com espaçamento de 1 unidade entre si
-comando TRIM para apagar os segmentos das paredes entre os eixos que definem tanto a janela como a porta
-apagar eixos auxiliares
-comando LINE e unir os pontos que fecham o denho das paredes, ficando com 2 paredes que definem o espaço
-alterar para a layer vãos
-ir à página do professor Luis Romão e descarregar os ficheiros .lsp e .dwg correspondente às instalações sanitárias e porta
-comando APPLOAD - porta.lsp - load - OK
-comando PORTA - selecionar os dois pontos interiores do vão - selecionar ponto aleatório no interior para representar a abertura
-com comando LINE - seleciona ponto interior do vão da janela - selecionar ponto oposto - o mesmo para o exterior do vão - para criar a janela
-alterar para a layer instalações sanitárias
-comando INSERT - Banheira.dwg - rotation - specify on screen - selecionar ponto de intersecção - definir ângulo de rotação 180º
-repetir para os ficheiros Sanita.dwg e Lavatório.dwg mas com angulos de rotação de 0º e 90º respectivamente
-comando HATCH - selecionar ponto aleatório no interior das paredes - para preencher as paredes
-comando HATCH - na barra de ferramentas acima selecionar ANS137 - alterar para escala 0.1 - selecionar ponto aleatório no interior do espaço para colocar o pavimento de azuleijo
Aula 8 - 3 Novembro 2014
*Trabalho Inicial no promenor de final do semestre
::Alteração da digitalização do pormenor para a escala real (m)
-comando UNITS - selecionar sitema decimal de três casas - 0.000 - unidade metros (m)
-comando IMAGEATACH - inserir imagem do pormenor no Autocad
-conversão de unidades e escalas que se encontram em pés e polegadas
:Convenção para o exercício: 1' (pé) - 0.305m | 1'' (polegada) - 0.025m
-utilização de linhas XLINE para reduzir a imagem para a escala real em metros
-criação de LA-LAYER a gosto de maneira a trabalhar de um maneira menos confusa e mais organizada
-ir à página do professor Luis Romão, parte inferior desta, retirar o documento "cv.lsp"
-introduzir macro realizada pelo professor com APPLOAD para de seguida transferir medidas de polegadas para metros
-de seguida passar XLINE na medida pretendida
-selecionar um segmento a alterar a medida e retirar os números que lhe pertencem
EX: 11 6 5/8''
-comando (cv ****) para introduzir os numeros que pertencem à medida que se pretende alterar para colocar toda a imagem na escala real
EX: (cv 11 6 5 8) - ENTER
-quadro dos comandos calcula a medida e dá-nos a informação desta em DIST=***
-comando DIST -selecionar o primeiro ponto do segmento a ser alterado - selecionar o segundo ponto do segmente a ser alterado - selecionar imagem - ENTER - introduzir a medida que o quadro de comando nos deu - ENTER
-imagem automaticamente reduz para a escala a que a medida introduzida pertence
-realizar a mudança de escala dependendo da quantidade de escalas que o promenor tiver
*Exercicio de desenho em Autocad de uma instalação sanitária
::Criação das paredes limitantes da casa de banho
-comando XLINE horizontal e vertical, passando pela origem (0,0)
-comando OFFSET - espaçamento 2 - selecionar eixo horizontal - move-lo para cima as 2 unidade - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 3 - selecionar eixo vertical - move-lo para a direita as 3 unidades - ENTER
-comando BOUNDARY - polyline - pick points - selecionar ponto na linha das paredes - ENTER
-comando LA-LAYER e criar layer laranja chamada "paredes"
-comando OFFSET - espaçamento 0.2 - selecionar linha "boundary" das paredes - selecionar ponto aleatório no interior das paredes para criar a espessura destas - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 1 - selecionar eixo relativo à parede mais à direita - selecionar ponto aleatório do lado esquerdo de maneira a criar o vão da porta - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 0.8 - selecionar a linha feita no ponto anterior - selecionar ponto aleatório mais à direita para criar a abertura para a porta
-comando TRIM - selecionar as duas linhas criadas - ENTER - selecionar as linhas correspondentes ao local da porta apagando-as - ENTER
-ir à página do professor Luis Romão e transferir o ficheiro porta.lsp
-comando APPLOAD e introduzir o ficheiro no Autocad
-comando PORTA - selecionar os dois pontos exteriores do vão e um ponto aleatório dentro do espaço - ENTER
::Através da criação do "boundary" de há pouco, criação do modelo em 3d das paredes
-LA-LAYER e criar layer novo chamado "paredes 3d"
-comando EXTRUDE - altura 2.7 - ENTER
-comando SHADE para ver as paredes opacas
-comando PLAN para ver as paredes em planta