terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aula 7 - Construção de uma parábola e Cubo Hiperbólico em Autocad

Aula 7 - 27 Outubro 2014

*Ecercicio em Autocad de realização de uma parábola e cúpula

::Criação de uma parábola em Autocad
-manter desligados Dynamic Input e Dynamic UCS
-comando XLINE, traçar duas rectas que serviram de eixos para o exercicio
-comando CIRCLE, desenhar círculo auxiliar centro em (0,0) e raio de 1 unidade.
-comando RE-regen para colocar o poligno como circunferencia e não ter arestas



-comando DDPTYPE para escolher um simbolo para representar os pontos (escolher o circulo com uma cruz no meio)
-comando OSNAP, selecionar endpoint/center/node/intersection, desselecionando todas as outras opções



-criação do Ponto1, comando POINT, selecionar o ponto mais à direita do raio horizontal da circunferencia
-comando LA-LAYER criando uma nova layer chamada "pontos da parábola"
-nesta nova layer, comando CIRCLE - 2p - selecionar o centro da primeira circunferencia e o Ponto1 como definidores da circunferencia
-com o comando OFFSET, desenhar rectas auxliares com espaçamento de 0.75 entre elas: OFFSET - (0.75) - selecionar eixo y - clicar em ponto aleatorio à direita - criar 3 xlines auxiliares
-apagar circulo auxiliar



-desenhar pontos auxiliares em cada xline (repetir para todas elas)
circulo auxiliar1: CIRCLE - (0,0) - ponto sobre xline1
circulo auxiliar2: CIRCLE - Ponto1 como centro da circunferencia - ENTER para atribuir o raio utilizado na circunferencia anterior
-de seguida marcar os pontos auxiliares com POINT - selecionar os pontos de intersecção entre o circulo2 e a xline1
(apaga-se traçados auxiliares, repetindo o processo utilizando as diferentes xlines, mas os circulos têm os mesmos centros)



-apagar todos os traçados auxiliares e ficar apenas com os pontos das parábola/Ponto1/eixos

-LA-LAYER criar 2 novas layers -parábola1/parábola2
-Opção entre dois métodos:
: Método 1: SPLINE - selecionar sequencialmente os pontos - ENTER
: Método 2: Tangente
-comando LINE - Ponto1 - ponto mais acima da parábola - PER - ENTER - colocar cursor perto do eixo y - clicar no simbolo de perpendicularidade - ENTER
-comando circle - centro será o ponto mais acima da parábola - raio aleatório
-manter apenas o arco que representa o angulo entre as duas lines - TRIM - selecionar as duas rectas - ENTER - selecionar arco que se situa fora da zona entre as duas rectas - ENTER
-dividir o arco ao meio com MID - LINE - ponto mais acima da parábola - colocar cursor perto do arco - clicar sobre o triangulo verde que aparece - ENTER
- comando EXTEND - selecionar eixo do x - selecionar segmento de recta que divide o arco em dois - ENTER
-apagar todos os traçados, à excepção da linha que divide o arco em dois



-desenhar parábola: SPLINE - m(method) - cv(control vertices) - d (degree) - 2 (nº pontos)
- seleccionar ponto superior da parábola, seleccionar interseccção do segmento de recta que divide o arco em 2 partes com o eixo x, seleccionar ponto inferior da parábola.

:: Desenho de uma cupula, em função da parábola criada 

-comando VIEWPOINT - x axis - 326.3 e xy - 29 




-comando COPY - seleccionar parábola - ligar (ortho) - seleccionar ponto à esquerda do y (para garantir ortogonalidade ao eixo x) - colocar parábola no local pretendido (em baixo da anterior parábola)
-comando TRIM - seleccionar eixo x - seleccionar metade da parábola que quero apagar


-comando CIRCLE - (0,0) - raio aleatório - ENTER
-comando TRIM - selecionar circunferencia - cortar partes do eixo do x que passam o limite desta

::Desenho da cúpula
-SURFTABE1 - 17
-SURFTABE2 - 17
-REVSURF - selecionar semi-parábola - selecionar eixo x - selecionar ponto de intersecção entre eixo x e semi parábola - 360º (angulo de rotação sobre o eixo)
-no canto superior do ecrã trocar de 2dWIREFRAME para SHADE


*Exercicio de construção de um cubo hiperbólico

::Construção de um cubo e criação das hipérboles
-comando BOX - (0,0) - (10,10,10)
-alterar sistema de coordenadas: UCS - identificar 3 pontos do novo referencial - Enter.  1 - ponto inferior esquerdo, 2 - ponto inferior direito, 3 - ponto superior


-comando LA-LAYER e criar layer vermelha chamada "rectangulo"
-comando REC , desenhar rectangulo através de uma digonal interior do cubo
-congelar layer "0" correspondente ao cubo
-alterar vista para trabalhar no rectagula a nível bidimensional - PLAN - CURRENT (também é possivel carregar em TOP no cubo no lado superior direito do ecrã) 
-dividir o rectangulo pelas suas diagonais e pelos seus eixos vertical e horizontal
Diagonais - comando LINE - unir vértices opostos das diagonais do rectangulo
Diagonais ver/hor - comando LINE - unir ponto médios das arestas opostas do rectangulo



-comando LA-LAYER - criar layer amarela "focos" e criar layer verde "pontos da hipérbole"
-alterar simbolo de identificação dos pontos em DDPTYPE
-comando CIRCLE - raio 2 - onde a cricuferencia intersecta diagonal horizontal fazer comando POINT e identificar os dois focos do exercicio



-alterar layer de trabalho para layer "pontos da hipérbole"
-onde a circunferencia intersecta as diagonais do rectangulo fazer comando LINE e criar duas linhas (uma à direita do centro outra à esquerda) unido esses pontos de intersecção
-onde essa linha intersectam a diagonal horizontal do rectangulo fazer comando POINT e identificar esse dois pontos, sendo eles os primeiros pontos ds hiperboles



-comando OFFSET - espaçamento 2.25 - selecionar eixo vertical do rectangulo e copià-lo ou para a esquerda ou para a direita quatro vezes



-comando EXTEND - selecionar último eixo vertical gerado - ENTER - selecionar eixo horizontal de maneira a este prolongar até à ultima linha auxiliar gerada
-criação de mais 2 pontos da hipérbole:
:circunferencia auxiliar1: comando CIRCLE - selecionar ponto de intersecção do segmento a ser utilizado com o eixo horizontal - selecionar ponto verde mais à esquerda, sendo que este define o raio
:circunferencia auxiliar2 -  ENTER 2x para manter o comando CIRCLE - selecionar foco mais à esquerda (centro do circulo) - ENTER 1X para manter o raio da circuferencia anteriormente gerada
:circunferencia auxiliar3 -  Igual ao círculo auxiliar1 mas selecionando o ponto verde mais à direita
:circunferencia auxiliar4 -  Igual ao círculo auxiliar2 mas selecionando o foco mais à direita
:apagar circunferencias 1 e 3 (apenas foram uteis para a construção das circunferencias 2 e 4)
:intersecção entre as duas circunferencias que ficam originam os dois novos pontos da hpérbole
:comando POINT - identificar esses pontos na layer "pontos da hipérbole"

 Repetir o processo mais 3x, para todos os eixos verticais gerados, de modo a obter 8 pontos da hipérbole
Apagar todos os traçados auxiliares


-comando SPLINE - desenhar hipérbole selecionando os 8 pontos sequencialmente


-criar nova layer em LA-LAYER chamada "região"
-comando LINE para fechar a metade superior da hipérbole selecionado os pontos de cima, selecionar o ponto situado no eixo horizontal, mantendo a perpendicularidade (PER)
-apagar traçados auxiliares no interior da região



-comando BOUNDARY - opção region - pick points - ecolher ponto no interior da região - ENTER
-congelar todas as layer à exepção da "região" - descongelar layer do cubo
-comando VIEWPOINT - regressar à vista criada no inicio do exercicio

-movimento de revolução através da região criada: REVOLVE - seleccionar região - ENTER - seleccionar 3 pontos  - ENTER. 
-espelhar a construção hiperbólica para as restantes faces do cubo : MIRROR. 
-unir todas as construções numa só: UNION - seleccionar todas as contrucções - ENTER. 
-subtrair ao cubo a união dessas constuções: SUBTRACT - seleccionar cubo - ENTER - seleccionar a constucção hiperbólica - ENTER. 
-alterar a cúpula: clicar no canto superior da janela sobre a opção customize 2dwireframe e escolher outra opção. Neste caso - SHADE.

(imagem do exercicio completo brevemente)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aula 6 - Desenho de polignos em Autocad (desenvolvimento)

Aula 6 - 20 Outubro 2014

*Continuação de exercício de construção dos polignos em autocad (introdução ao método layout)

::Definir região dos polignos, limitada apenas pelas arestas
-criar 6 novas layers para cada poligno, com a mesma cor, acrescentando "_r" no nome
-ao trabalhar num poligno, congelar todos os outros pares de layers
-comando BOUNDARY, selecionar region, selecionar opção pick points. De seguida selecionar um ponto dentro dos limites do poligno e este ficará preenchido com a cor do layer.
-repetir processo para todos os polignos
-comando SHADEMODE - 2dwireframe - desaparece o preenchimento das figuras e fica apenas a sobreposição de linhas






:: Colocação dos polignos numa folha de impressão, utilizando a opção layout
-comando TILEMODE, aparecendo a figura centrada numa folha de tamanho generalizado, estando então no modo de trabalho Layout1
-no canto inferior esquerdo, alterar o nome da página de Layout1 para ImpA3 com o botão direito do rato - Rename
-comando PAGESETUP - Layout1 - Modify:
-paper size Iso A3 (420x297.00 mm)
-plot scale : 1 unit - 1000 mm
- Enter

- De seguida alteramos a área de impressão para ocupar toda a folha com o comando PAGESETUP - Modify - Properties - Modify Standart Paper Size  - Iso A3 (420x297.00mm) - Modify - 0,0,0,0 (margens) - ImpA3 (mesmo nome utilizado no inicio) - OK





::Criação de várias janelas onde se irão inserir os vários polignos individualmente, colocação de legendas e cotas 
-comando LA-LAYER para criar uma nova layer de cor cinza chamada janelas
-criação da janela: comando MVIEW selcionar um ponto (vértice da janela) arrastando e  criando o segundo ponto (vértice oposto da janela)
- congelar todas as layers excepto a do poligno escolhido para apenas aparecer esse na janela
- comando ZOOM - 1/10 xp para colocar o poligno à escala 1/10
-na pasta das layers clicar sobre o icone da impressora na layer janelas, para impedir a impressão dos limites destas
-copiar a janela mais 5 vezes para colocar os restantes polignos, selecionando um ponto exterior à janela, comando COPY, selecionar janela, ENTER, colocar na posição pretendida






-Inserir legendas: DTEXT - seleccionar ponto no polígono - 0,015 (altura do texto) - 0 (introduzir valor em graus relativo à rotação do texto) - seleccionar novamente um ponto do polígono - inserir texto na caixa que surge (nome do polígono) Repetir processo para todas as janelas. 
-Alteração de algumas definições relativas à introdução de cotas: DIMSTYLE - standard- modify.


  • Symbols and Arrows: arrow size - 0,08.
  • Text: text height - 0,08; text placement - vertical - above; text alignment - aligned with dimension line.
  • Fit: use overall scale of: 0,01.
  • OK - Setcurrent - Ok
  • Primary units: precision 0.000 (3 casas decimais).
-Inserir cotas: DIM - hor (horizontal) - seleccionar um vértice - seleccionar outro vértice do mesmo lado desde que este seja um segmento horizontal. ENTER.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Aula 5 - Desenho de polignos em Autocad

Aula 5 - 13 Outubro 2014

*Exercicio contrução de polignos em Autocad

::Construção de um quadrado
-criar layer a vermelho chamada "quadrado"
-comando LINE, com vertices (0,0); (0,1); (1,1); (1,0)
-comando C (close)
-fazer zoom no poligno





::Construção de um triangulo
-criar novo layer a amarelo chamada triangulo
-comando LINE, selecionando de seguida os dois pontos da base (0,0); (0,1)
-terceiro ponto será @1<120 (1 representa a medida do lado/120 representa a distância ângular/@ representa "valor seguinte referente ao ponto anterior)
-comando C (close)




::Construção de um circulo
-criar novo layer a verde chamada círculo
-comando CIRCLE
-selecionar ponto central (0,0)
-selecionar dimametro de 1




::Construção de um pentágono

-criar novo layer a azul claro chamada pentágono
-comando POLYGON
-selecionar número de lados
-selecionar os dois vertices inferiores do quadrado para colocar a figura no sítio




::Construção de um rectangulo r2
-construção de um circulo auziliar de centro (0,0)
-comando POLYLINE
-selecionar ponto central do circulo e o ponto mais à direita na circunferência
-Comando QUA - quadrante
-Comando PER - perpendicular
-selecionar 1 (direcção prentendida)
-selecionar o terceiro ponto, coincidente com o vértice superior esquerdo do quadrado
-Comando C (close)




::Construão de um rectangulo aureo
-seguir o mesmo procedimento do rectangulo anterior, com a diferença que o centro do circulo auxiliar fica a meio da aresta inferior do quadrado, com raio até ao vértice suprior direito do quadrado
-seguir os passos anteriores





::Mover todas as figuras para o centro
-Utilizando os MIDPOINTS e diversas diagonais das várias figuras, colocar todas elas alinhadas com o centro do quadrado.


(imagens do processo brevemente publicadas)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Aula 4 - Trabalho em Photoshop, esclarecimento de dúvidas

Aula 4 - 6 Outubro 2014

*Realização de um trabalho em photoshop: união de 2 fotografias nossas (1 na infancia e 1 na actualidade)

::Exercicio:
-seguir os mesmo passos utilizados no exercicio da aula anterior com as duas fotografias dos famosos
-ter em atenção a união de certos pormenores como os dentes, nariz, etc.
-para tornar a montagem mais homógenea esbater as duas imagens entre si através da ferramenta CLONE TOOL, selecionando cores das fotos para transformar a foto oposta
-trocar para preto e branco para se notar menos certos pormenores não tão bem conseguidos *opcional*




::De seguida é feita uma hiperligação na nossa página inicial, ligada à nossa fotomontagem
-alterar o ficheiro index com um novo código dado pelo professor, de maneira a criar um link para a página a fotomontagem
-colocar o ficheiro novo e o ".png" na pasta public_html no filezilla




*Inicio de um exercicio em Autocad de desenho de polignos (ver aula seguinte)