domingo, 14 de dezembro de 2014

Aula 12 - Última Aula de esclarecimento de dúvidas - Realização da Macro Final

Aula 12 - 1 Dezembro 2014

::Esclarecimento de dúvidas sobre detalhes finais do pormenor final de Autocad tais como


  • alterar cores das layers para ser tudo impresso a preto e em diversos tipos de linha
  • colocação das dimensões na folha de papel
  • colocação de texto em layout
  • revisão sobre algumas escalas
  • ...



::Realização de exercícios em Autocad e Notepad++ para compreensão do funcionamento de uma macro:

-Alguma linguagem Autolisp útil


  • car = valor x de uma variável
  • card = valor y de uma variável
  • command = transposição de comando de autocad para notapad++
  • "..." = selecção de ponto ou objecto em autocad
  • "" = ENTER em Autocad


::Trabalho em Macro individual

1. Definir objecto a realizar
2. Definir nome da função
3. Definir o OSNAP MODE desligado com valores de 0



3. Realizar desenho auxiliar de forma a compreender melhor como iremos obter os diversos pontos que compõem a macro


4. Pedir ao utilizador alguns pontos e dimensões que devem ser dadas para a realização do desenho tais como o diâmetro, a altura e o ponto de intersecção do eixo da porca



5. O resto da macro trata do desenho interno desta, sendo que o utilizador não terá que obter mais medida nenhuma
6. Obtenção dos pontos que definem o desenho do alçado da porca:
através das coordenadas do ponto 1 soma-se ou subtrai-se o diâmetro/2 ou então altura para valores de x e y respectivamente



7.Obtenção dos pontos que definem as duas linhas verticais no interior do alçado
através das coordenados do ponto 1, mais uma vez obtivemos coordenadas de pontos subtraindo e somando desta vez valores de diâmetro/4 ou então altura para valores de x e y respectivamente



8. Obtenção dos pontos que vão definir a altura dos arcos inferiores
através das coordenadas dos pontos já conhecidos subtrai-se e soma-se ou o diâmetro/6 para valores de x e altura/2 para valores de y



9. Fazendo o comando PLINE e ARC conseguimos agora desenhar a porca em alçado passando estas linhas por todos os pontos


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Aula 11 - Exercícios de criação de autolisp

Aula 11 - 24 Novembro 2014

*Criação de uma macro (documento em autolisp) com o símbolo do ponto cardeal Norte segundo um proporção dada pelo utilizador do ficheiro.

Macro = ficheiro autolisp realizado em Notepad++, com a possibilidade de ser aberto em Autocad, criando vários atalhos para problemas encontrados em algumas actividades no programa. Futuramente utilizado no trabalho final de pormenor.

Linguagem de auto lisp utilizada:

  • defun - definir função
  • c: função externa comando para autocad
  • c: nome do comando
  • setq - atribuir à função um determinado valor
  • getpoint - pede um ponto em resposta à pergunta que se segue entre aspas
  • "" - funciona como enter no autocad para terminar o comando


1º passo - Desenhar circunferencia com raio p1-p2
2º passo - Desenhar circunferencia concêntrica com 0.9x de distancia da primeira circunferência
3º passo - Desenhar polyline (segmento de maior espessura que indica o norte) com a espessura de 1/10 da distância p1-p2. "w" - widht - espessura da polyline que inicialmente é 0. Espessura inicial 0.1 - espessura  final 0.1.
4º passo - Desenhar segmento e rotação do mesmo para criar os pontos cardeais que faltam
5ºpasso - Deseligar selecção de pontos notáveis (comando osnap) para podermos marcar os pontos livremente

(imagens serão inseridas brevemente)

::Trabalho no pormenor final





quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aula 10 - Terminar o exercio instalações sanitárias, exercicios de treino e trabalho no promenor individual

Aula 10 - 19 Novembro 2014

*Terminar exercicio de instalações sanitárias

-criação de uma PLINE para delimitar onde se quer inserir o pavimento. comando PLINE - selecionar todos os pontos incluindo o arco da porta (arco=selecionar ponto 1 - selecionar midpoint do arco) - ENTER


-comando REC - aleatoriamente criar rectangulo ao lado da casa de banho
-comando HATCH - selecionar ponto no rectangulo criado - inserir textura AR-CONC para realizar um chão em betão - mudar escala para 0.005 por ser mais apropriado. Auxilio para o promenor, e o uso de diferentes texturas

-comando VPOINT - x=315º | y=35º
-comando BOUNDARY - polyline - pick points - selecionar ponto nas duas paredes para criar as polyline - ENTER
-comando EXTRUDE - selecionar as duas paredes no seu limite - ENTER - altura 2.7 - ENTER
-comando SHADEMODE - x - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão superior da porta - ENTER -  comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura -0.6 - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão superior da janela - ENTER -  comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura -0.3 - ENTER
-comando REC - selecionar dois pontos em diagonal do vão inferior da janela - ENTER - comando EXTRUDE - selecionar o rectangulo feito - altura 1.4 - ENTER




:: Trabalho de Linetypes e aprendizagem de alteração de estilos de layers e linhas


1. Inserir várias linhas que formam quadrados concêntricos utilizando OFFSET
2. comando LINETYPE - LOAD os tipos de linha que queremos 
3. selecionar segemnto que se quer alterar - PROPERTIES - alterar tipo de linha




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aula 9 - Trabalho no promenor final e continuação do exercicio das instalações sanitárias

Aula 9 - 10 Novembro 2014


*Apredizagem de comandos base no Autocad de auxilio ao trabalho em promenor

:Utilização de novos comandos

-comando ZOOM - ext - diminui todo o zoom para se conseguir ver toda a área de trabalho
-comando ZOOM - selecionar com o cursor uma certa área para trabalhar em promenor (zoom)
-comando XLINE - selecionar ponto de inicio da xline - definir angulo para criar uma xline diagonal
-aprofundamento dos comandos OSNAP e OBJECT SNAP TRACKING, ligando e desligando estes quando necessário na realização do promenor
-comando ARC - selecionar ponto inicial do arco - selecionar ponto central do arco - selecionar o ultimo ponto do arco através da curva gerada pela linha a ser feita - ENTER
-utilização do comando OSNAP - ligar o modo tangente - utilizar o simbolo verde de tangete para desenhar linhas tangentes a estes arcos criados
-comando HATCH para definir um certa área com um certo padrão, tendo em atençãoa escala que se está a ser trabalhadas
-comando OPTIONS para alterar a cor do cursor de maneira a ver-se tanto no branco como no preto






::Continuação de utilização de comandos antigos

-comando LINE
-comando XLINE - hor|ver
-comando POINT - marcar pontos de auxilia
-comando LA-LAYER - criar várias layers de várias cores para auxilio do desenho
-comando EXTRUDE - prolongar uma linha até ao comprimento exacto que se quer
-comando OSNAP - utilizar perpendicular/midpoint/quadrant/endpoint/....
-comando TRIM - cortar pedaço de linha que tenha sido feito a mais





*Construção do exercicio das Instalações sanitárias

::Construção das paredes, introdução de ficheiros
-comando XLINE - ver - (0,0) e comando XLINE - hor - (0,0) para passar duas linhas pelos eixos
-Criar 4 layers com LA-LAYER - paredes/peças sanitárias/vãos/linhas auxiliares

-comando OFFSET - mover o eixo horizontal 3 unidades para cima e o eixo vertical 2 unidades para a direita
-estando agora na layer das paredes, comando BOUNDARY  -polyline - pick points - selecionar ponto aleatório no contorno das paredes
-comando OFSSET - espaçamento 0.15 - selecionar a polyline criada no passo anterior - selecionar ponto no interior do desenho

-comando OFFSET - espaçamento 0.25 - selecionar xline mais à direita - selecionar ponto aleatorio no lado esquerdo - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 0.80 - selecionar xline criada no passo anterior - seelcionar ponto aleatório à esquerda
-comando COPY - selecionar o eixo vertical mais à esquerda - selecionar o basepoint do movimento (0,0) - selecionar o MIDpoint de uma das horizontais da casa de banho - ENTER para criar o eixo central do desenho
- comando OFFSET - espaçamento 0.5 - selecionar o eixo central criado - mover para ponto aleatório à direita e outro para a esquerda para criar uma janela com espaçamento de 1 unidade entre si
-comando TRIM para apagar os segmentos das paredes entre os eixos que definem tanto a janela como a porta
-apagar eixos auxiliares
-comando LINE e unir os pontos que fecham o denho das paredes, ficando com 2 paredes que definem o espaço


-alterar para a layer vãos
-ir à página do professor Luis Romão e descarregar os ficheiros .lsp e .dwg correspondente às instalações sanitárias e porta
-comando APPLOAD - porta.lsp - load - OK
-comando PORTA - selecionar os dois pontos interiores do vão - selecionar ponto aleatório no interior para representar a abertura
-com comando LINE - seleciona ponto interior do vão da janela - selecionar ponto oposto - o mesmo para o exterior do vão - para criar a janela
-alterar para a layer instalações sanitárias
-comando INSERT - Banheira.dwg - rotation - specify on screen - selecionar ponto de intersecção - definir ângulo de rotação 180º
-repetir para os ficheiros Sanita.dwg e Lavatório.dwg mas com angulos de rotação de 0º e 90º respectivamente




-comando HATCH - selecionar ponto aleatório no interior das paredes - para preencher as paredes
-comando HATCH - na barra de ferramentas acima selecionar ANS137 - alterar para escala 0.1 - selecionar ponto aleatório no interior do espaço para colocar o pavimento de azuleijo



 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Aula 8 - Trabalho Inicial promenor final e Desenho Arquitectónico de Casa de Banho

Aula 8 - 3 Novembro 2014

*Trabalho Inicial no promenor de final do semestre



::Alteração da digitalização do pormenor para a escala real (m)
-comando UNITS - selecionar sitema decimal de três casas - 0.000 - unidade metros (m)
-comando IMAGEATACH - inserir imagem do pormenor no Autocad
-conversão de unidades e escalas que se encontram em pés e polegadas
:Convenção para o exercício: 1' (pé) - 0.305m | 1'' (polegada) - 0.025m

-utilização de linhas XLINE para reduzir a imagem para a escala real em metros
-criação de LA-LAYER a gosto de maneira a trabalhar de um maneira menos confusa e mais organizada
-ir à página do professor Luis Romão, parte inferior desta, retirar o documento "cv.lsp"
-introduzir macro realizada pelo professor com APPLOAD para de seguida transferir medidas de polegadas para metros


-de seguida passar XLINE na medida pretendida
-selecionar um segmento a alterar a medida e retirar os números que lhe pertencem

EX: 11 6 5/8''

-comando (cv ****) para introduzir os numeros que pertencem à medida que se pretende alterar para colocar toda a imagem na escala real

EX: (cv 11 6 5 8) - ENTER


-quadro dos comandos calcula a medida e dá-nos a informação desta em DIST=***
-comando DIST -selecionar o primeiro ponto do segmento a ser alterado - selecionar o segundo ponto do segmente a ser alterado - selecionar imagem - ENTER - introduzir a medida que o quadro de comando nos deu - ENTER
-imagem automaticamente reduz para a escala a que a medida introduzida pertence


-realizar a mudança de escala dependendo da quantidade de escalas que o promenor tiver

*Exercicio de desenho em Autocad de uma instalação sanitária

::Criação das paredes limitantes da casa de banho
-comando XLINE horizontal e vertical, passando pela origem (0,0)
-comando OFFSET - espaçamento 2 - selecionar eixo horizontal - move-lo para cima as 2 unidade - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 3 - selecionar eixo vertical - move-lo para a direita as 3 unidades - ENTER
-comando BOUNDARY - polyline - pick points - selecionar ponto na linha das paredes - ENTER
-comando LA-LAYER e criar layer laranja chamada "paredes"
-comando OFFSET - espaçamento 0.2 - selecionar linha "boundary" das paredes - selecionar ponto aleatório no interior das paredes para criar a espessura destas - ENTER







-comando OFFSET - espaçamento 1 - selecionar eixo relativo à parede mais à direita - selecionar ponto aleatório do lado esquerdo de maneira a criar o vão da porta - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 0.8 - selecionar a linha feita no ponto anterior - selecionar ponto aleatório mais à direita para criar a abertura para a porta
-comando TRIM - selecionar as duas linhas criadas - ENTER - selecionar as linhas correspondentes ao local da porta apagando-as - ENTER



-ir à página do professor Luis Romão e transferir o ficheiro porta.lsp
-comando APPLOAD e introduzir o ficheiro no Autocad
-comando PORTA - selecionar os dois pontos exteriores do vão e um ponto aleatório dentro do espaço - ENTER

::Através da criação do "boundary" de há pouco, criação do modelo em 3d das paredes
-LA-LAYER e criar layer novo chamado "paredes 3d"
-comando EXTRUDE - altura 2.7 - ENTER
-comando SHADE para ver as paredes opacas
-comando PLAN para ver as paredes em planta




terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aula 7 - Construção de uma parábola e Cubo Hiperbólico em Autocad

Aula 7 - 27 Outubro 2014

*Ecercicio em Autocad de realização de uma parábola e cúpula

::Criação de uma parábola em Autocad
-manter desligados Dynamic Input e Dynamic UCS
-comando XLINE, traçar duas rectas que serviram de eixos para o exercicio
-comando CIRCLE, desenhar círculo auxiliar centro em (0,0) e raio de 1 unidade.
-comando RE-regen para colocar o poligno como circunferencia e não ter arestas



-comando DDPTYPE para escolher um simbolo para representar os pontos (escolher o circulo com uma cruz no meio)
-comando OSNAP, selecionar endpoint/center/node/intersection, desselecionando todas as outras opções



-criação do Ponto1, comando POINT, selecionar o ponto mais à direita do raio horizontal da circunferencia
-comando LA-LAYER criando uma nova layer chamada "pontos da parábola"
-nesta nova layer, comando CIRCLE - 2p - selecionar o centro da primeira circunferencia e o Ponto1 como definidores da circunferencia
-com o comando OFFSET, desenhar rectas auxliares com espaçamento de 0.75 entre elas: OFFSET - (0.75) - selecionar eixo y - clicar em ponto aleatorio à direita - criar 3 xlines auxiliares
-apagar circulo auxiliar



-desenhar pontos auxiliares em cada xline (repetir para todas elas)
circulo auxiliar1: CIRCLE - (0,0) - ponto sobre xline1
circulo auxiliar2: CIRCLE - Ponto1 como centro da circunferencia - ENTER para atribuir o raio utilizado na circunferencia anterior
-de seguida marcar os pontos auxiliares com POINT - selecionar os pontos de intersecção entre o circulo2 e a xline1
(apaga-se traçados auxiliares, repetindo o processo utilizando as diferentes xlines, mas os circulos têm os mesmos centros)



-apagar todos os traçados auxiliares e ficar apenas com os pontos das parábola/Ponto1/eixos

-LA-LAYER criar 2 novas layers -parábola1/parábola2
-Opção entre dois métodos:
: Método 1: SPLINE - selecionar sequencialmente os pontos - ENTER
: Método 2: Tangente
-comando LINE - Ponto1 - ponto mais acima da parábola - PER - ENTER - colocar cursor perto do eixo y - clicar no simbolo de perpendicularidade - ENTER
-comando circle - centro será o ponto mais acima da parábola - raio aleatório
-manter apenas o arco que representa o angulo entre as duas lines - TRIM - selecionar as duas rectas - ENTER - selecionar arco que se situa fora da zona entre as duas rectas - ENTER
-dividir o arco ao meio com MID - LINE - ponto mais acima da parábola - colocar cursor perto do arco - clicar sobre o triangulo verde que aparece - ENTER
- comando EXTEND - selecionar eixo do x - selecionar segmento de recta que divide o arco em dois - ENTER
-apagar todos os traçados, à excepção da linha que divide o arco em dois



-desenhar parábola: SPLINE - m(method) - cv(control vertices) - d (degree) - 2 (nº pontos)
- seleccionar ponto superior da parábola, seleccionar interseccção do segmento de recta que divide o arco em 2 partes com o eixo x, seleccionar ponto inferior da parábola.

:: Desenho de uma cupula, em função da parábola criada 

-comando VIEWPOINT - x axis - 326.3 e xy - 29 




-comando COPY - seleccionar parábola - ligar (ortho) - seleccionar ponto à esquerda do y (para garantir ortogonalidade ao eixo x) - colocar parábola no local pretendido (em baixo da anterior parábola)
-comando TRIM - seleccionar eixo x - seleccionar metade da parábola que quero apagar


-comando CIRCLE - (0,0) - raio aleatório - ENTER
-comando TRIM - selecionar circunferencia - cortar partes do eixo do x que passam o limite desta

::Desenho da cúpula
-SURFTABE1 - 17
-SURFTABE2 - 17
-REVSURF - selecionar semi-parábola - selecionar eixo x - selecionar ponto de intersecção entre eixo x e semi parábola - 360º (angulo de rotação sobre o eixo)
-no canto superior do ecrã trocar de 2dWIREFRAME para SHADE


*Exercicio de construção de um cubo hiperbólico

::Construção de um cubo e criação das hipérboles
-comando BOX - (0,0) - (10,10,10)
-alterar sistema de coordenadas: UCS - identificar 3 pontos do novo referencial - Enter.  1 - ponto inferior esquerdo, 2 - ponto inferior direito, 3 - ponto superior


-comando LA-LAYER e criar layer vermelha chamada "rectangulo"
-comando REC , desenhar rectangulo através de uma digonal interior do cubo
-congelar layer "0" correspondente ao cubo
-alterar vista para trabalhar no rectagula a nível bidimensional - PLAN - CURRENT (também é possivel carregar em TOP no cubo no lado superior direito do ecrã) 
-dividir o rectangulo pelas suas diagonais e pelos seus eixos vertical e horizontal
Diagonais - comando LINE - unir vértices opostos das diagonais do rectangulo
Diagonais ver/hor - comando LINE - unir ponto médios das arestas opostas do rectangulo



-comando LA-LAYER - criar layer amarela "focos" e criar layer verde "pontos da hipérbole"
-alterar simbolo de identificação dos pontos em DDPTYPE
-comando CIRCLE - raio 2 - onde a cricuferencia intersecta diagonal horizontal fazer comando POINT e identificar os dois focos do exercicio



-alterar layer de trabalho para layer "pontos da hipérbole"
-onde a circunferencia intersecta as diagonais do rectangulo fazer comando LINE e criar duas linhas (uma à direita do centro outra à esquerda) unido esses pontos de intersecção
-onde essa linha intersectam a diagonal horizontal do rectangulo fazer comando POINT e identificar esse dois pontos, sendo eles os primeiros pontos ds hiperboles



-comando OFFSET - espaçamento 2.25 - selecionar eixo vertical do rectangulo e copià-lo ou para a esquerda ou para a direita quatro vezes



-comando EXTEND - selecionar último eixo vertical gerado - ENTER - selecionar eixo horizontal de maneira a este prolongar até à ultima linha auxiliar gerada
-criação de mais 2 pontos da hipérbole:
:circunferencia auxiliar1: comando CIRCLE - selecionar ponto de intersecção do segmento a ser utilizado com o eixo horizontal - selecionar ponto verde mais à esquerda, sendo que este define o raio
:circunferencia auxiliar2 -  ENTER 2x para manter o comando CIRCLE - selecionar foco mais à esquerda (centro do circulo) - ENTER 1X para manter o raio da circuferencia anteriormente gerada
:circunferencia auxiliar3 -  Igual ao círculo auxiliar1 mas selecionando o ponto verde mais à direita
:circunferencia auxiliar4 -  Igual ao círculo auxiliar2 mas selecionando o foco mais à direita
:apagar circunferencias 1 e 3 (apenas foram uteis para a construção das circunferencias 2 e 4)
:intersecção entre as duas circunferencias que ficam originam os dois novos pontos da hpérbole
:comando POINT - identificar esses pontos na layer "pontos da hipérbole"

 Repetir o processo mais 3x, para todos os eixos verticais gerados, de modo a obter 8 pontos da hipérbole
Apagar todos os traçados auxiliares


-comando SPLINE - desenhar hipérbole selecionando os 8 pontos sequencialmente


-criar nova layer em LA-LAYER chamada "região"
-comando LINE para fechar a metade superior da hipérbole selecionado os pontos de cima, selecionar o ponto situado no eixo horizontal, mantendo a perpendicularidade (PER)
-apagar traçados auxiliares no interior da região



-comando BOUNDARY - opção region - pick points - ecolher ponto no interior da região - ENTER
-congelar todas as layer à exepção da "região" - descongelar layer do cubo
-comando VIEWPOINT - regressar à vista criada no inicio do exercicio

-movimento de revolução através da região criada: REVOLVE - seleccionar região - ENTER - seleccionar 3 pontos  - ENTER. 
-espelhar a construção hiperbólica para as restantes faces do cubo : MIRROR. 
-unir todas as construções numa só: UNION - seleccionar todas as contrucções - ENTER. 
-subtrair ao cubo a união dessas constuções: SUBTRACT - seleccionar cubo - ENTER - seleccionar a constucção hiperbólica - ENTER. 
-alterar a cúpula: clicar no canto superior da janela sobre a opção customize 2dwireframe e escolher outra opção. Neste caso - SHADE.

(imagem do exercicio completo brevemente)