sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Aula 8 - Trabalho Inicial promenor final e Desenho Arquitectónico de Casa de Banho

Aula 8 - 3 Novembro 2014

*Trabalho Inicial no promenor de final do semestre



::Alteração da digitalização do pormenor para a escala real (m)
-comando UNITS - selecionar sitema decimal de três casas - 0.000 - unidade metros (m)
-comando IMAGEATACH - inserir imagem do pormenor no Autocad
-conversão de unidades e escalas que se encontram em pés e polegadas
:Convenção para o exercício: 1' (pé) - 0.305m | 1'' (polegada) - 0.025m

-utilização de linhas XLINE para reduzir a imagem para a escala real em metros
-criação de LA-LAYER a gosto de maneira a trabalhar de um maneira menos confusa e mais organizada
-ir à página do professor Luis Romão, parte inferior desta, retirar o documento "cv.lsp"
-introduzir macro realizada pelo professor com APPLOAD para de seguida transferir medidas de polegadas para metros


-de seguida passar XLINE na medida pretendida
-selecionar um segmento a alterar a medida e retirar os números que lhe pertencem

EX: 11 6 5/8''

-comando (cv ****) para introduzir os numeros que pertencem à medida que se pretende alterar para colocar toda a imagem na escala real

EX: (cv 11 6 5 8) - ENTER


-quadro dos comandos calcula a medida e dá-nos a informação desta em DIST=***
-comando DIST -selecionar o primeiro ponto do segmento a ser alterado - selecionar o segundo ponto do segmente a ser alterado - selecionar imagem - ENTER - introduzir a medida que o quadro de comando nos deu - ENTER
-imagem automaticamente reduz para a escala a que a medida introduzida pertence


-realizar a mudança de escala dependendo da quantidade de escalas que o promenor tiver

*Exercicio de desenho em Autocad de uma instalação sanitária

::Criação das paredes limitantes da casa de banho
-comando XLINE horizontal e vertical, passando pela origem (0,0)
-comando OFFSET - espaçamento 2 - selecionar eixo horizontal - move-lo para cima as 2 unidade - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 3 - selecionar eixo vertical - move-lo para a direita as 3 unidades - ENTER
-comando BOUNDARY - polyline - pick points - selecionar ponto na linha das paredes - ENTER
-comando LA-LAYER e criar layer laranja chamada "paredes"
-comando OFFSET - espaçamento 0.2 - selecionar linha "boundary" das paredes - selecionar ponto aleatório no interior das paredes para criar a espessura destas - ENTER







-comando OFFSET - espaçamento 1 - selecionar eixo relativo à parede mais à direita - selecionar ponto aleatório do lado esquerdo de maneira a criar o vão da porta - ENTER
-comando OFFSET - espaçamento 0.8 - selecionar a linha feita no ponto anterior - selecionar ponto aleatório mais à direita para criar a abertura para a porta
-comando TRIM - selecionar as duas linhas criadas - ENTER - selecionar as linhas correspondentes ao local da porta apagando-as - ENTER



-ir à página do professor Luis Romão e transferir o ficheiro porta.lsp
-comando APPLOAD e introduzir o ficheiro no Autocad
-comando PORTA - selecionar os dois pontos exteriores do vão e um ponto aleatório dentro do espaço - ENTER

::Através da criação do "boundary" de há pouco, criação do modelo em 3d das paredes
-LA-LAYER e criar layer novo chamado "paredes 3d"
-comando EXTRUDE - altura 2.7 - ENTER
-comando SHADE para ver as paredes opacas
-comando PLAN para ver as paredes em planta




Sem comentários:

Enviar um comentário