segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aula 6 - Desenho de polignos em Autocad (desenvolvimento)

Aula 6 - 20 Outubro 2014

*Continuação de exercício de construção dos polignos em autocad (introdução ao método layout)

::Definir região dos polignos, limitada apenas pelas arestas
-criar 6 novas layers para cada poligno, com a mesma cor, acrescentando "_r" no nome
-ao trabalhar num poligno, congelar todos os outros pares de layers
-comando BOUNDARY, selecionar region, selecionar opção pick points. De seguida selecionar um ponto dentro dos limites do poligno e este ficará preenchido com a cor do layer.
-repetir processo para todos os polignos
-comando SHADEMODE - 2dwireframe - desaparece o preenchimento das figuras e fica apenas a sobreposição de linhas






:: Colocação dos polignos numa folha de impressão, utilizando a opção layout
-comando TILEMODE, aparecendo a figura centrada numa folha de tamanho generalizado, estando então no modo de trabalho Layout1
-no canto inferior esquerdo, alterar o nome da página de Layout1 para ImpA3 com o botão direito do rato - Rename
-comando PAGESETUP - Layout1 - Modify:
-paper size Iso A3 (420x297.00 mm)
-plot scale : 1 unit - 1000 mm
- Enter

- De seguida alteramos a área de impressão para ocupar toda a folha com o comando PAGESETUP - Modify - Properties - Modify Standart Paper Size  - Iso A3 (420x297.00mm) - Modify - 0,0,0,0 (margens) - ImpA3 (mesmo nome utilizado no inicio) - OK





::Criação de várias janelas onde se irão inserir os vários polignos individualmente, colocação de legendas e cotas 
-comando LA-LAYER para criar uma nova layer de cor cinza chamada janelas
-criação da janela: comando MVIEW selcionar um ponto (vértice da janela) arrastando e  criando o segundo ponto (vértice oposto da janela)
- congelar todas as layers excepto a do poligno escolhido para apenas aparecer esse na janela
- comando ZOOM - 1/10 xp para colocar o poligno à escala 1/10
-na pasta das layers clicar sobre o icone da impressora na layer janelas, para impedir a impressão dos limites destas
-copiar a janela mais 5 vezes para colocar os restantes polignos, selecionando um ponto exterior à janela, comando COPY, selecionar janela, ENTER, colocar na posição pretendida






-Inserir legendas: DTEXT - seleccionar ponto no polígono - 0,015 (altura do texto) - 0 (introduzir valor em graus relativo à rotação do texto) - seleccionar novamente um ponto do polígono - inserir texto na caixa que surge (nome do polígono) Repetir processo para todas as janelas. 
-Alteração de algumas definições relativas à introdução de cotas: DIMSTYLE - standard- modify.


  • Symbols and Arrows: arrow size - 0,08.
  • Text: text height - 0,08; text placement - vertical - above; text alignment - aligned with dimension line.
  • Fit: use overall scale of: 0,01.
  • OK - Setcurrent - Ok
  • Primary units: precision 0.000 (3 casas decimais).
-Inserir cotas: DIM - hor (horizontal) - seleccionar um vértice - seleccionar outro vértice do mesmo lado desde que este seja um segmento horizontal. ENTER.

Sem comentários:

Enviar um comentário